segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

FISIOTERAPIA - TRATAMENTO LESÃO DO MANGUITO ROTADOR.

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano e o ombro é o membro mais movimentado durante todo o dia. Por isso as lesões são frequentes, sendo a mais comum a do manguito rotador.

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos:

- Supraespinhoso;

- Infraespinhoso;

- Redondo menor;

- Subescapular.

Esses músculos cobrem todas as partes da cabeça do ombro, o úmero. Eles têm como função fazer o braço girar e manter o osso do braço bem conectado à escápula (osso que conecta os membros superiores ao tronco). Quando ocorre a lesão do manguito rotador, significa que houve uma distensão ou ruptura dos tendões desses músculos.

Essa lesão pode ocorrer:

- Por um trauma;

- Degeneração ligada à idade avançada;

- Falta de irrigação de sangue nos músculos;

- Levantar objeto pesado;

- Uso excessivo do ombro em exercícios;

- Trabalhos manuais.

Os sintomas aparecem após um movimento ou trauma específico, geralmente as dores duram por meses e os pacientes não procuram um ortopedista. A dor nem sempre é no ombro, algumas vezes é no braço, pescoço e/ou coluna cervical, por isso é muito importante procurar um médico para que a região lesada seja devidamente localizada e a lesão seja tratada. Normalmente sente-se fraqueza no braço e dores noturnas que causam dificuldades para dormir.



Para diagnosticar o local exato da lesão, primeiramente é feito um exame físico, onde o paciente faz movimentos rotatórios com o braço e o médico vai pedindo relatos das características da dor. Em casos de queda, o médico pede um Raio-x para constatar se houve ou não fratura.

Dependendo do resultado o médico pede:

- Uma artografia, que é um raio-x tirado após ser injetado um contraste na articulação do ombro;

- Ressonância Nuclear magnética (RNM);

- Artroscopia, uma cirurgia onde é inserido um instrumento pequeno na articulação do ombro para que o médico visualize o manguito rotador.

O tendão desses músculos pode inflamar ou romper parcial ou totalmente e o tratamento vai depender da gravidade da ruptura e da dor. Se a ruptura for incompleta, vai cicatrizar sozinha, desde que não interfira nas atividades do dia a dia da pessoa.



Durante o tratamento o paciente vai conquistar uma postura correta, descansar os ombros, fazer compressas de gelo de 2 ou 3 vezes ao dia e tomar anti-inflamatórios prescritos pelo médico.

A Fisioterapia Ortopédica é a que auxilia no tratamento da lesão do manguito rotador. O fisioterapeuta faz exercícios para diminuir a inflamação, amenizar a dor e fortalecer os músculos. Tudo com o objetivo de que o paciente retorne brevemente às suas atividades, tendo a maior segurança para realizá-las. O retorno antes do tempo pode agravar a lesão e causar um dano permanente. O tempo será determinado pelo profissional de acordo com a reabilitação do paciente.

Para que não ocorra novas lesões os músculos e tendões devem estar sempre bem fortalecidos e alongados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário