segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Síndrome da Gordura de Hoffa.

O joelho possui uma anatomia complexa formada por muitas estruturas capazes de gerar dor. A gordura de Hoffa ou infrapatelar é um tecido adiposo localizado em torno e atrás do ligamento patelar e uma de suas funções é a contribuição para a nutrição vascular deste ligamento. O tecido é amplamente inervado, o que caracteriza uma das estruturas mais sensíveis do joelho.

A “síndrome da gordura Hoffa”, também conhecida como a síndrome da gordura infra patelar (abaixo da patela) é uma das causas da chamada “dor anterior do joelho” e acomete mais frequentemente corredores e saltadores. Decorre do traumatismo da gordura infra patelar durante a realização de movimentos repetitivos de extensão máxima do joelho.

Considerada por alguns como uma lesão isolada, mas por outros como uma lesão associada às tendinopatias patelares. Devido a proximidade anatômica com o ligamento patelar e articulação entre a patela e o fêmur, o diagnóstico pode ser difícil de ser concluído.

As causas da sd. da gordura de Hoffa são os traumatismos diretos em torno da patela ou durante o pinçamento entre o fêmur e a patela, que pode ocorrer nos movimentos de flexão e extensão do joelho.

Os fatores predisponentes são o geno recurvato (hiperextensão dos joelhos) e as deficiências de flexibilidade.

A dor esta localizada na região anterior do joelho, profundamente ou lateralmente ao ligamento patelar, com piora durante a extensão do joelho.

Sd_Gordura_de_Hoffa

Os sinais e sintomas mais comuns são:

Dor aguda ou crônica associada a inchaço ao redor ou profundamente ao ligamento patelar
Dor durante a caminhada, longos períodos em pé ou a utilização de saltos altos
Limitação da extensão máxima do joelho
Teste de Hoffa positivo: o examinador comprime ambos os lados do ligamento patelar com o joelho flexionado e pendente na mesa de exame. O paciente é solicitado a estender o joelho, provocando a dor ou a sensação de apreensão, que são sinais do pinçamento da gordura infra patelar.
O exame de ressonância magnética pode auxiliar na identificação da inflamação da gordura infrapatelar.

O tratamento é geralmente conservador como o que segue:

Repouso e evitar situações que agravem a dor
Interromper a corrida
Analgésicos e antinflamatórios sob prescrição médica
Crioterapia (compressas de gelo local)
Fisioterapia
Exercícios de fortalecimento muscular
Exercícios de alongamento
Utilização de bandagens (“taping”)
O tratamento cirúrgico se reserva aos casos sem melhora com o tratamento conservador e aborda a gordura infrapatelar através da artroscopia do joelho, mediante a remoção de parte do tecido que provoca os sintomas de pinçamento articular.

Cuide dos seus joelhos e bons treinos !
Fonte: http://www.cristianolaurino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=280:a-sindrome-da-gordura-de-hoffa&catid=28:joelhos&Itemid=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário